Ituporanga comemora economia e eficiência com processos e empenhamentos digitais
Por
IPM
7 jun, 2022
Tempo de leitura: 5 mins
Última atualização: 27 maio às 14:51
A Prefeitura de Ituporanga (SC), município com cerca de 25,6 mil habitantes no Vale do Itajaí, comemora a economia e a eficiência obtidas com a implantação de processos e empenhamentos digitais. Desde a implementação em janeiro de 2022, já foram tramitados mais de 15,2 mil processos digitais em diversos setores, gerando pelo menos R$ 5,8 mil de economia com papel e impressões.
No entanto, o valor economizado neste 1º quadrimestre de uso deve ser ainda maior, conforme explica o prefeito Gervásio Maciel:
“Fizemos esse cálculo levando em conta que cada processo teria 8 páginas, que é o mínimo para tramitação, porém alguns mais complexos podem ter até 400 páginas, por exemplo, que deixam de ser impressas e que não ocupam mais um lugar físico na prefeitura”, afirma.
Essa nova forma de trabalhar também gera economia de tempo, ao deixar a rotina das equipes da Prefeitura mais fácil e ágil. Conforme destaca o prefeito Gervásio, antes da digitalização realizada com a tecnologia da IPM Sistemas, os processos impressos ficavam guardados fisicamente, exigindo tempo e paciência para localizá-los e consultá-los no Arquivo Morto. Agora tudo pode ser acompanhado on-line, com poucos cliques.
“Hoje temos o registro de cada etapa, do horário exato de cada movimentação, tudo que foi feito, o que garante muito mais transparência para a istração Pública”, completa Gervásio.
Com a modernização digital, boa parte da tramitação de projetos, taxas e alvarás estão ocorrendo on-line. Com isso, o cidadão ituporanguense pode cadastrar suas solicitações de casa ou escritório, bem como fazer o acompanhamento dos trâmites em tempo real pela Internet. Após as aprovações, pode imprimir ou gerar um PDF e pagar as guias também de forma on-line, sem filas ou deslocamento até a Prefeitura.
s por meio digital dão agilidade à rotina do prefeito
A modernização digital da gestão ituporanguense também está facilitando a vida do prefeito. Com a implantação dos processos digitais, o chefe do executivo ou a os empenhos digitalmente, já tendo realizado mais 4,3 mil s de forma on-line desde janeiro, ganhando agilidade e eficiência.
Além de rapidez e da economia de papel e materiais para impressão, há ganhos com mobilidade. Com o sistema Atende.Net na Prefeitura, que permite o 24h por dia via Internet, o prefeito Gervásio Maciel consegue seguir despachando mesmo quando está fora da Prefeitura. Foi o caso quando ele contraiu Covid e seguiu trabalhando de casa com toda a segurança e sem ter contato com outros servidores.
Os benefícios do uso dessa tecnologia de última geração também são comemorados pelo contador geral da Prefeitura, Luis Augusto Scheeren. Ele destaca que a digitalização é o futuro da gestão pública.
“As prefeituras precisam se adaptar em relação à tecnologia, se modernizar, porque esse é o futuro da gestão pública. A digitalização traz muitos benefícios, principalmente o fato de podermos acompanhar tudo do início ao fim”, conclui Scheeren.
Cidadãos contam com diversos serviços oferecidos de forma digital no site da Prefeitura de Ituporanga, que utiliza tecnologia IPM.
Tecnologia IPM conecta departamentos e dispensa uso de papel
A Prefeitura de Ituporanga utiliza a tecnologia de última geração para gestão pública municipal Atende.Net, desenvolvida pela IPM Sistemas. Com cadastro único de dados e nativo web (sem emuladores), o software possibilita atualizar e consultar dados, bem como gerar relatórios estatísticos, em tempo real.
O coordenador de Marketing da IPM, Juliano Carneiro, explica que, por ser 100% em nuvem, o Atende.Net permite o 24h a partir de qualquer dispositivo com Internet (computador, tablet ou celular), facilitando e agilizando os processos istrativos, garantindo tomadas de decisão baseadas em dados, portanto, mais assertivas. E sem fazer uso de papel.
“As Prefeituras que utilizam o Atende.Net conseguem fazer toda a gestão em uma única plataforma, de forma simples e ágil, e sem usar papel em rotinas como empenhamentos, liquidações, pagamentos, compras e departamento pessoal, e o gestor utiliza digital em seus processos internos, tudo pela Internet, tudo em um único sistema, que é o mesmo que realiza os lançamentos em contabilidade, folha, arrecadação, compras e em outras áreas”, salienta Juliano Carneiro.
> Vídeo: 3 vantagens da modernização digital dos órgãos públicos