Logo Ipm Sistemas
Cases de Sucesso

Gramado (RS) organiza central de vagas para creches com ajuda do Atende.Net

  • Foto do Autor Por IPM
  • 19 maio, 2025
  • Tempo de leitura: 6 mins
  • Última atualização: 21 maio às 11:40
Cidade de Gramado é um dos principais destinos turísticos brasileiros
  • Instagram Ipm Sistemas
  • Youtube Ipm Sistemas
  • A busca por vagas em creches e escolas é uma das maiores dificuldades enfrentadas pela população na educação pública. De acordo com um levantamento da Secretaria de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação (MEC), feito em 2024, existem cerca de 632 mil registros de crianças em filas de espera para creches no Brasil.

    Central de vagas em creches com mais transparência

    A pesquisa feita com os 5.569 municípios brasileiros e o Distrito Federal (DF) apontou que 2.445 deles, o equivalente a 44%, possuem fila de espera para creches. Do total, 88% afirmam que a espera é resultado da falta de vagas disponíveis. No Rio Grande do Sul essa realidade vem mudando a cada dia, mais especificamente na cidade turística de Gramado.

    Com pouco mais de 40 mil habitantes, o destino é conhecido como a capital nacional do chocolate artesanal, um dos motivos que mais atrai turistas e ajuda a aquecer a economia local. Em contrapartida, a cidade enfrentava problemas importantes na área da educação infantil: a dificuldade de gerar relatórios específicos na central de vagas.

    Nesse sentido, para ter mais transparência e conseguir atender às solicitações da Câmara Municipal de Gramado, a cidade precisou se adequar e implantar um novo sistema, mais moderno e com melhores funcionalidades, o Atende.Net, da IPM.

    “Antes utilizávamos uma central de vagas do sistema ado, mas que oferecia poucas opções de filtro. Dessa forma, quando surgiu a necessidade de apresentarmos números, como os de encaminhamento, para mostrar as respostas à comunidade, não tínhamos como trazer essas métricas para uma planilha. Justamente porque o sistema antigo não conseguia nos entregar uma resposta fiel assim”, explica o coordenador de TI na Educação de Gramado, Christian Konzen Steffens.

    Prefeitura de Gramado utiliza o Atende.Net para otimizar oferta de vagas em creches no Município
    Prefeitura de Gramado utiliza o Atende.Net para otimizar oferta de vagas infantis no Município – Fotos: Prefeitura de Gramado/Divulgação

    Inscrição em creches com etapas segmentadas

    Desde que implantou o sistema IPM no Município, em julho de 2024, Gramado avança cada vez mais. Como resultado, a cidade consegue apresentar melhorias reais que fazem a diferença na vida da população que precisa de vagas em creches:

    Dados do Atende.Net de julho de 2024 a maio de 2025

    – 840 crianças contempladas pela central de vagas

    – 1.850 solicitações de vagas online (sem deslocamento dos responsáveis até a escola)

    – 514 matrículas efetivadas na rede somente no formato 100% online

    “Nosso sistema segue totalmente a normativa do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS) que solicita aos municípios a divulgação da lista de espera, tanto em formato eletrônico, no portal oficial do município, quanto em formato impresso, nas escolas, em tempo real. Dessa forma, os pais ou responsáveis podem acompanhar a posição das crianças na lista e ter o às informações sobre o processo de seleção”, detalha o coordenador de desenvolvimento em Educação da IPM, Thuan Palma Fávero.

    Crianças brincando em creche de Gramado
    Fila de espera para vagas em creches na educação municipal é dividida por unidades de ensino e, como resultado, o processo fica mais transparente – Fotos: Prefeitura de Gramado/Divulgação

    Leia também

    “Recentemente, com a IPM, conseguimos outra melhoria, trazer a posição do aluno, por etapa, em cada estabelecimento de ensino. Isso ajuda principalmente o munícipe, é mais transparência. Ele entende em qual ponto da fila a criança realmente está localizada”, comenta o coordenador de TI.

    De acordo com dados da secretaria de Educação de Gramado, somente 68 crianças aguardavam na lista de espera até a metade deste mês – do total 82% delas têm idades de 0 a 1 ano.

    “Nossa dor, logo no início, era não conseguir demonstrar para os pais em qual situação estava a criança inscrita. Agora está perfeito, eles conseguem visualizar com clareza. Antes, apenas nós visualizávamos em tela no sistema, mas não conseguíamos apresentar as informações para o pai. Então eles entravam em contato e nós buscávamos no sistema para então dar a resposta, mas não era o ideal”, pontua Christian.

    Gramado se destaca em transparência pública na educação
    Cidade melhorou a transparência com a aquisição do Atende.Net – Foto: Cleiton Thiele/Reprodução

    Organização

    Sem a tecnologia, o servidor precisava informar o andamento do processo aos responsáveis, que não tinham o por conta própria. Dessa forma, o cenário acabava dificultando a transparência. Em contrapartida, no Atende.Net, há mais campos para informações específicas, necessárias para controle do Município, além de ferramentas de personalização para atender às demandas da gestão.

    “Percebemos realmente que o sistema nos trouxe uma melhor previsão, com base nos relatórios que conseguimos emitir. Agora antevemos algumas situações, com uma noção muito clara de como está o Município, tanto a nível de número de salas que temos, quanto de crianças”, diz Steffens.

    Relatórios detalhados

    Antes de tudo, os filtros disponíveis ajudam a gestão a gerar relatórios para estabelecer melhorias na qualidade e na estrutura pensada para os alunos. Outro diferencial da solução é o encaminhamento dos inscritos de acordo com unidades de ensino específicas, ou seja, a criança cadastrada não entra na lista geral do Município, mas sim em uma lista segmentada das unidades que atendem ao seu respectivo nível de ensino.

    A organização dos dados já permite que o Município preste contas sobre a oferta de vagas nas creches de forma mais clara. Como resultado, o trabalho do servidor responsável pela tarefa também ficou mais simples e organizado.

    “O Atende.Net nos trai isso, informação com confiabilidade. Conseguimos confiar no que vemos ali”, finaliza o coordenador.

    Saiba como usar a IA no combate à evasão escolar:

    Artigos relacionados

    Receba o melhor da inovação no setor público no seu e-mail

    Inscreva-se e receba nossa Newsletter em sua caixa de entrada