6 entidades públicas de Araranguá (SC) adotam tecnologia IPM para gestão municipal
Por
IPM
28 jul, 2022
Tempo de leitura: 4 mins
Última atualização: 13 jul às 14:29
Município da região Sul de Santa Catarina com cerca de 69,5 mil habitantes, Araranguá (SC) está adotando tecnologia nativa web para transformar a gestão pública municipal. A partir de agosto de 2022, 6 instituições arão a contar com a tecnologia Atende.Net, desenvolvida 100% em nuvem e com cadastro único de dados pela IPM Sistemas.
Conforme destaca Carmela Maciel dos Santos, analista de sistemas de informação da Prefeitura, o processo de modernização digital da istração araranguaense resultará em mais agilidade e, também, qualificação do atendimento aos cidadãos.
“A istração Municipal de Araranguá precisava de uma nova tecnologia que possibilitasse maior agilidade nos processos, evitando retrabalho pelos servidores e duplicidade de informações. A digitalização de processos, a disponibilidade dos sistemas em nuvem, a possibilidade de personalização e a redução de gastos com papel foram os principais motivos que justificaram a substituição dos sistemas”, explica Carmela.
Funcionária do município há 27 anos e atuando há 18 anos como técnica em informática, Carmela salienta que os cidadãos contarão com mais transparência e comodidade.
“O contribuinte vai ganhar mais transparência, podendo realizar e acompanhar suas solicitações sem sair de casa, pelo computador ou celular, e o seu atendimento será mais moderno e ágil”, enfatiza Carmela.
Entidades de Araranguá que usarão a tecnologia Atende.Net:
Prefeitura Municipal
Fundo Municipal de Assistência Social
Fundo Municipal de Saúde
Fundo Municipal de Habitação
Fundação Ambiental
Samae – Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Araranguá
Tecnologia para gestão pública municipal Atende.Net, da IPM, garante o 24h às informações e oferta de autoatendimento aos cidadãos pela Internet, além de economia com D e papel, aumento de arrecadação e mais transparência.
Prefeitura vai automatizar rotinas e implantar autoatendimento on-line
A gestão pública araranguaense ará por uma transformação digital com tecnologia cloud computing (nativa web) de cadastro único de dados e foco no cidadão. A partir da tecnologia disruptiva e inovadora IPM, a Prefeitura oferecerá o a diversos serviços com autoatendimento on-line aos munícipes, sem uso de papel nem filas ou deslocamentos até ao Paço Municipal.
Entre as novidades está a implantação do Portal da Transparência, para acompanhamento da receita e dos gastos públicos, bem como do Portal do Cidadão, onde, aos poucos, serão liberados diversos serviços para autoatendimento pela Internet. Como exemplo, pode-se citar emissão e pagamento de guias de IPTU, ITBI e ISS, acompanhamento de processos digitais, etc. Tudo ível inclusive via Aplicativopara celular, facilitando ainda mais a vida das pessoas.
Também serão modernizados processos istrativos referentes a Compras, Licitações e Contratos, Escrita Fiscal, Folha de Pagamento, Ponto Eletrônico, Gestão Contábil, Financeira e Prestações de Contas, Gestão de Arrecadação, Nota Fiscal Eletrônica, Simples Nacional, IPTU, ISSQN e Taxas, Gestão de Cemitérios e de Frotas, entre outros.
Conforme explica Sedi Zanella, gerente de Relações Institucionais da IPM, a tecnologia nativa web favorece a rotina dos Servidores públicos, que também am a ter o aos dados 24h por dia, a partir de computador, tablet ou celular com Internet, organizando e agilizando os processos istrativos.
“As Prefeituras que utilizam o Atende.Net não precisam usar papel para empenhamentos, liquidações, pagamentos, compras, departamento pessoal. O gestor pode utilizar digital nos processos internos, fazendo tudo pela Internet, porque o sistema é único, realizando também os lançamentos em contabilidade, folha, arrecadação, compras e em outras áreas”, explica Sedi Zanella.
> Vídeo: 3 vantagens da modernização digital dos órgãos públicos