Dois Irmãos – RS ganha destaque por investir em tecnologia na gestão pública municipal
Por
IPM
18 ago, 2020
Tempo de leitura: 3 mins
Última atualização: 13 jul às 14:29
A cidade de Dois Irmãos está localizada a 58 km da capital Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Com 33 mil habitantes, o município sai na frente de outras cidades maiores por digitalizar processos na istração pública.
Dois Irmãos é a prova de que a tecnologia não está somente nos grandes centros urbanos.
Através da tecnologia, a cidade ou a tramitar processos digitalmente e o cidadão ganhou liberdade para solicitar serviços públicos sem sair de casa.
Pelo autoatendimento, o cidadão da cidade pode solicitar alvarás de funcionamento, alvará sanitário, certidões negativas, notas fiscais e realizar parcelamentos de débitos.
Ao realizar a solicitação, o setor responsável pelo serviço recebe uma notificação automática, que permite a agilidade na resolução do processos.
Os Servidores que antes levavam até meses para resolver uma solicitação, hoje com toda a facilidade obtida a partir da tecnologia, conseguem finalizar em um mesmo dia.
Contabilidade, Procuradoria, RH, Suprimentos, além de outras pastas aram a ser integradas e as informações, compartilhadas.
Facilidade no o às informações
De acordo com Jerri Meneghetti, vice-prefeito de Dois Irmãos, antes de contar com o sistema de gestão em nuvem, o o a relatórios era limitado.
Documentos em papel eram transportados de uma secretaria para a outra, algo que aumentava o risco de extravios e perdas.
Hoje, com documentos digitalizados o gestor tem a prefeitura na palma da mão e pode ar informações de contabilidade e arrecadação, por exemplo, através do próprio celular.
O app Atende.Net permite que os gestores em documentos de onde estiverem, 24 horas por dia.
Outra grande vantagem de tramitar processos digitalmente é a possibilidade de digitalmente e eletronicamente qualquer documento, sem precisar da impressão em papel.
O vice-prefeito destacou também a importância do workflow (fluxos de trabalho), para organizar e gerenciar os processos istrativos.
Segundo ele, ao mapear os processos dentro de um fluxo de atividades, é possível identificar problemas e encontrar soluções mais rapidamente.
Além do que com um fluxo mapeado, a garantia de que os processos serão cumpridos como o planejado é muito maior e o tempo de finalização é reduzido significativamente.
Assista ao depoimento do vice-prefeito de Dois Irmãos e conheça outras vantagens de integrar a istração pública, através da tecnologia.
Dois Irmãos: cidade da inovação
As mudanças ocorridas na forma de gerenciar a istração pública foi acolhida pelos cidadãos.
Prova disso é que somente em 2019, o Portal do Cidadão do município contabilizou mais de 32 mil emissões de notas fiscais eletrônicas.
Foram mais de 18 mil processos digital consultados e milhares de cidadãos atendimentos remotamente.
Essa facilidade trouxe economia para a cidade que evita os gastos com papel, impressão e materiais de expediente.
Gestão integrada, 100% transparente, eficiente, e sem burocracia: isso é uma Prefeitura Digital, o futuro da gestão pública.