Fazer a migração do sistema de gestão pública e adotar uma solução em cloud é um importante o para o município. Pode ser o caminho para uma istração mais moderna, um melhor atendimento ao cidadão e até um aumento no recolhimento de receita municipal, como o ITBI e o IPTU, como já mencionamos em nosso blog. Mas qualquer tipo de mudança tende a provocar muito receio nos gestores – principalmente quando envolve uma infinidade de informações que podem ser colocadas em risco e trazer grandes prejuízos para a istração Por isso, reunimos três os que ajudarão a garantir o sucesso na migração do sistema do seu município. Confira a seguir!
1. Conte com uma equipe especializada para realizar migração do sistema
O primeiro o para o sucesso da migração do sistema de gestão pública municipal é não fazer nada por você mesmo. Quando você decide por contratar um software de gestão em cloud, a empresa fornecedora se torna responsável por realizar toda a instalação, migração dos dados e treinamento de equipe. Sendo assim, fazer algo sem a supervisão de uma empresa preparada pode gerar erros e perdas (muitas vezes, irreversíveis) de informação.
2. Prepare os dados para um backup
O backup é essencial para garantir que os dados do municípios sejam mantidos mesmo em caso de algum erro. Relatórios, planilhas, fotos e outros tipos de arquivos devem ser filtrados. Importante também realizar esse processo em arquivos antigos.
Em municípios, nunca é possível simplesmente apagar o histórico istrativo, mas organizá-lo pode ajudar os servidores públicos a encontrar mais facilmente o que precisam. Além disso, a digitalização de arquivos em papel pode ser feita nesta etapa, diminuindo o risco de perdas.
3. Verifique se você possui os requisitos necessários para o bom uso do sistema
Recentemente, lançamos um post sobre os principais requisitos para a adoção de um sistema de gestão pública, que você pode conferir na íntegra aqui. Mas um dos principais pontos consiste em verificar se sua prefeitura/secretaria possui banda de internet suficiente para ar um grande número de pessoas em um mesmo sistema. Afinal, se não há internet, não é possível executar os trabalhos com qualidade.
Seguindo esses três os para a migração do sistema de gestão, o seu município estará apto a aproveitar todas as vantagens do cloud computing.